top of page

Sobre a tese:

**************************

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de Doutorado realizada no período de 2013 a 2017, no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que investigou um dos grandes empreendimentos urbanos presentes no contexto da cidade de Belo Horizonte: a duplicação do anel rodoviário. O objetivo central da pesquisa era compreender como os moradores, que estavam na situação de remoção, vivenciam esse processo e como se relacionavam com o lugar em que vivem nos aspectos simbólicos, políticos, comunitários e cidadãos. Esse trabalho justificou pelo fato de termos poucos estudos sobre a história da moradia na Psicologia Latino Americana e também na cidade de Belo Horizonte.

Sendo assim, a cidade, precisa se tornar um assunto importante no escopo das Políticas Públicas, da Psicologia Social e dos debates cotidianos. A dinâmica das cidades nos revela uma série de eventos psicopolíticos e sociais, como: constante violação de direitos, violências, desocupações, criminalização das ocupações.

 

Compreendemos a cidade como um dispositivo que mantém uma série de hierarquias e preconceitos sociais e ao mesmo tempo é produtora de sujeitos e de formas de pensar e viver. 

bottom of page